Aprenda o que é Analise Técnica

A se refere ao modelo de análise de investimento que avalia instrumentos financeiros a partir de. Atualmente o modelo mais aceito EO de estudos p padrões gráficos e uso de indicadores técnicos.

Teoria De Dow

A teoria p Dow é composta por uma série p axiomas propostos por Henry Charles Dow no começo do século XX, buscando explicar o comportamento perform mercado p ações. Estes axiomas tornaram tão bem aceitos e aplicáveis que até hoje são ensinados como porta de entrada para o mundo especulativo da bolsa.

A história mostra que a de Dow foi adotada algum tempo após sua morte, em 1902. Dow tinha o hábito de escrever no jornal que ele mesmo fundou, o Wall Street Journal; seus artigos abordavam diversos aspectos e diretrizes da vida perform trader, electronic sua compilação acabou emergindo como um guia para os traders da época. Por volta de 1922 os traders William Peter Hamilton, Robert Rhea e George Schaefer sintetizaram os principais artigos p Dow em seis princípios básicos:

As médias descontam tudo;
O mercado tem três tendências;
As tendências ocorrem em três fases;
As médias confirmam a tendência;
As tendências são confirmadas pelo amount;
A tendência vale até sua inversão.
As Médias Descontam Tudo
Even a regra básica da teoria de Dow e sendo dá sustentação a toda that a teoria da análise técnica, parte do pressuposto de que todas as informações de mercado bem como humores, sentimentos e expectativas presentes já estão incorporados ao preço dos ativos, sendo o preço dos ativos e seu histórico a única informação realmente relevante para avaliação de investimentos.

Balanços e notícias são irrelevantes, pois a que eles podem ter sobre o preço perform foi absorvida antes que se pudesse ter conhecimento público de ambos. Assim, mais uma vez, reforça-se a necessidade de olhar apenas para os preços dos papéis.

Dow faz uma ressalva: atos p “Deus” não estão precificados nos preços dos ativos, essencialmente as catástrofes naturais como terremotos e furacões. Dow usa o termo “média” para se referir aos índices de ações.

Diferente da análise fundamentalista onde o diferencial da avaliação se dá pelo que pode acontecer, ou seja, estimativas, a base da análise técnica diz que os preços atuais perform mercado são uma conseqüência do que ocorreu EO que está ocorrendo com os ativos.

O Mercado Tem Três Tendências

O mercado se movimenta em três tipos de tendência, a secundária, a primária e em a terciária. As tendências se comportam p maneira recursiva, sendo a tendência primária uma composição p tendências secundárias e uma tendência secundária uma composição p tendências terciárias.

Even a tendência primária é uma tendência que busca explicar os grandes movimentos de mercado, tem duração p seis meses a vários anos e dá o direcionamento de longo prazo dos papéis.

Even a tendência secundária é uma tendência que busca explicar os pequenos movimentos de mercado, tem duração p duas semanas a vários meses e dá o direcionamento de curto prazo dos papéis.

Even a tendência terciária é uma tendência que busca explicar os pequenos de tem duração p horas a uma semana e dá o direcionamento p curtíssimo prazo dos papéis.

A imagem abaixo ilustra esse relacionamento:

O caminho em identifica a tendência primária. A tendência primária por tendências secundárias pela cor azul. As pequenas variações de preço perform papel O traçado em preto identifica onde ocorrem, as tendências terciárias.

As Tendências Ocorrem Em Três Fases

forex para iniciantes 12
Cada amplitude de tendência (primária, secundária ou terciária) se forma em três momentos: acumulação, movimento e distribuição.

A acumulação EO memento onde os investidores que dominam that a tendência que está se formando, acumulam posições (compradas ou vendidas) a prefer da tendência que se forma. O papel apresenta leve inclinação e quantity p negociação crescente.

O movimento EO momento onde a tendência se revela verdadeira, com forte volume e forte alt a (ou baixa).

A distribuição é o fim da tendência, com os investidores da vanguarda desfazendo posições e corrigindo preço contra a tendência.

A imagem abaixo ilustra uma tendência de alta e suas três fases:

Em verde temos a fase p acumulação. Em vermelho a fase de movimento. Em amarelo temos a fase p distribuição.

As Médias Confirmam A Tendência

Olhar o desempenho do índice de ações é uma parte importante do processo de análise técnica de um papel. Isso porque na maior parte do tempo os papéis da bolsa tendem a seguir os índices de ações, tanto o índice amplo de mercado como o índice específico do setor.

No more dia-a-dia os papeis podem ter desempenho substancialmente diferente do índice p ações, mas quanto maior o prazo p comparativo, maior an opportunity dos movimentos serem similares.

As Tendências São Confirmadas Pelo Volume
O interesse geral dos investidores por um papel pode ser medido pelo pode de negociação deste papel. Isso significa dizer que, em uma situação p tendência ou de formação de tendência, quanto maior o volume, mais representativa é aquela tendência, uma vez que o interesse foi forte no more movimento formado.

Ao observar um rompimento de nível de preços ou uma formação de tendência, é importante observar o amount também, a fim de determinar se aquela tendência de alta ou de baixa possui a participação p muitos investidores.

A Tendência Vale Até Sua Inversão
Observar o comportamento dos preços em relação à sua tendência é importante para determinar a continuidade ou não p sua tendência. Isso porque, segundo Dow, uma tendência invertida deve mudar a estratégia operacional perform investidor.

A inversão da tendência é identificada através de linhas de estudo de suportes e resistências. Uma vez perdida a linha que identifica a tendência atual, deve-se ignorá-la e buscar uma nova tendência.

Padrões Gráficos

A análise de padrões gráficos ea parte da análise técnica que estuda o histórico de preços diretamente no gráfico. Esta análise busca a formação de padrões p comportamento conhecido no histórico da análise por padrões.

Suportes, Resistências E Canais
Suportes e resistências são linhas horizontais desenhadas no more gráfico que identificam preços que são pontos p decisão no mercado, para movimentos p alta ou baixa. São localizados sempre em região de onde estão formados topos e fundos.

Suportes são linhas p preços abaixo do preço atual do papel que identificam uma região de sustentação do papel. Suportes podem ser mantidos (electronic nesse caso o papel voltaria a subir) ou perdidos (neste caso o papel inicia nova seqüência de quedas). Ao ser perdido, um suporte se torna uma resistência.

Resistências são linhas de preços acima do preço atual do papel que identificam uma região de barreira do papel. Resistências podem ser mantidas (e nesse caso o papel voltaria a cair) ou rompidas (neste caso o papel inicia nova seqüência de altas). Ao ser rompida, uma resistência se torna um suporte.

A imagem abaixo ilustra este conceito:

Canais são formações que buscam demonstrar that a tendência perform papel, três tipos: tendência p alt-a, tendência de baixa e canal lateral.

Uma tendência p alta é uma seqüência p topos e fundos ascendentes, são formados por uma linha de tendência p alta que tangencia os fundos e uma linha de referência de alta que tangencia os topos.

Uma tendência de baixa é uma seqüência p topos e fundos descendentes, são formados por uma linha p tendência de baixa que tangencia os topos e uma linha de referência de baixa que tangencia os fundos.

A imagem abaixo ilustra este conceito:

U M canal lateral é uma seqüência desordenada de topos e fundos onde não se pode identificar uma tendência de alta ou p baixa consistente.

Formações Gráficas
Formações gráficas são padrões p preços que se repetem ao longo do speed no histórico de cotações dos papeis e representam, Da Da uma avaliação estatística, uma grande possibilidade p movimento em uma direção após a formação fared padrão. São separados em dois tipos quanto ao movimento: continuação da tendência e inversão da tendência.

O ombro-cabeça-ombro é um padrão gráfico que inverte a tendência de alt-a do papel. Também pode ser encontrado na posição invertida, indicando, portanto, uma tendência de baixa. Consiste em uma formação p rompimento de linha p tendência com certa simetria, onde o rompimento da uma linha chamada p linha de pescoço, aciona-se o uso perform padrão para investimentos.

A imagem abaixo ilustra este conceito:

O triângulo ascendente é um padrão gráfico que mantém a tendência de alta perform papel. Também pode ser encontrado na posição descendente, mantendo, portanto, uma tendência de baixa. Consiste em uma formação onde os preços congestionam ao redor de um preço. Com o rompimento do formato de triângulo, aciona-se o uso do padrão para investimentos.

A imagem abaixo ilustra este conceito:

Candlesticks
A no formato candlestick permite ao investidor analisar a tendência geral perform papel e a tendência de curto prazo ao mesmo tempo. Isso porque os candlesticks carregam em si mais informações que um gráfico de linha, pois exibem os quatro preços de um período (abertura, máxima, mínima e fechamento) ao invés de apenas um, como seria do gráfico de linha.

Recebe este nome por ter um formato parecido com uma vela. Há um tipo candlestick para dias de alta intraday e para dias de baixa intra-day.

A imagem abaixo compara U M linha dos fechamentos e um gráfico p candlestick do Ibovespa em dezembro p 2010.

Assim como existem padrões p preços que dão origem aos estudos de formações gráficas, candlesticks também podem apresentar padrões para estudos de comportamento de curto prazo.

Indicadores Técnicos

Indicadores técnicos são fórmulas matemáticas que podem ser aplicadas aos preços dos papeis para ajudar o investidor a fazer uma melhor leitura do dos preços do papeis.

Dividem-se em três categorias:

Tendência: baseiam-se na média móvel dos preços para avaliar a tendência geral perform papel em diversas amplitudes de speed;
Osciladores: baseiam-se em estudos de oscilação excessiva de preços para avaliar tendências de curto prazo;
Volume: qualquer tipo p indicador que se utiliza do volume para o cálculo é classificado como indicador de volume.
Indicadores De Tendência
São exemplos de indicadores de tendência, as médias móveis simples, exponenciais, quadráticas, fractais, as bandas de bollinger, o MACD (Moving Avarage Convergence-Divergence), o parabólico SAR (Stop-and-Reverse) e o Hilo (High and Low Activator).

Todos os indicadores de tendência carregam em si uma média móvel, normalmente a que é a média da somatória dos últimos n períodos n um parâmetro definido pelo investidor.

A fórmula geral da média móvel simples é:

Onde:

SMA: preço do valor da média no more dia p.
P: D-IA ao qual se refere o ponto da média calculada.
Do: valor de referência para cálculo, por exemplo, fechamento.
N: número p períodos da média

Apesar de sua fórmula aparentemente complexa, a prática se mostra mais simples. Por exemplo, para 3 dias p negociação com fechamentos em 15,10, 14,70 e 13,95 para os dias 5, 4 e 3 de janeiro de 2011, respectivamente, a média será:

Abaixo temos o gráfico perform Ibovespa para o mês de dezembro períodos uma simples p 10 períodos:

Para calcular os 10 primeiros dias p dezembro foram utilizados dados de novembro.

O estudo de estratégias com as médias móveis é bem amplo pois existem muitos tipos p médias E-E possível estudar muitos tipos de intervalos p média para todos os tipos p período gráfico (mensal, semanal, diário e os mais diversos tipos de intra-day).

Indicadores Osciladores
São exemplos de indicadores osciladores o estocástico, o sistema ADX, o IFR (Índice de Força Relativa), o Commodity Channel Index EO indicador Willams %R.

Todos os indicadores osciladores relacionar os dias p alta e p baixa como a entre máximas e mínimas de diversas formas, de formar a encontrar fortalecimentos e-mail enfraquecimento p movimentos de alta e baixa no papel no curto prazo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s